Mato Grosso, Domingo, 05 de Maio de 2024     
Novo Portal
<b> Confresa </b>-Unemat é uma das entidades apoiadoras do maior evento Agricultura Familiar da região do Araguaia
<b> Confresa </b>-Unemat é uma das entidades apoiadoras do maior evento Agricultura Familiar da região do Araguaia
26/08/2005 17:09:54
por Coordenadoria de Comunicação Social
 Comunidade acadêmica da Unemat em Confresa está envolvida na realização do Exponara
Comunidade acadêmica da Unemat em Confresa está envolvida na realização do Exponara

A Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, por meio do Núcleo Pedagógico de Confresa realiza entre os dias 01 e 04 de setembro a I Exposição Norte Araguaia da Reforma Agrária, Exponara. Considerado o maior evento da agricultura familiar da região, a Exponara tem como proposta ser um espaço de mobilização, integração regional na busca da instrumentalização das comunidades rurais para construção de políticas de desenvolvimento sustentável.

A escolha do município de Confresa para sediar o evento é pautada na vocação do município que está entre as cidades em maior número de assentamentos do país.

De acordo com a comissão organizadora da exposição, Na região do Araguaia foram assentadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Incra, 13 mil famílias. Só em Confresa há 13 assentamentos, totalizando seis mil famílias beneficiadas.

Realizado pela Prefeitura Municipal de Confresa, o evento tem entre seus proponentes o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município. O Exponara conta com a parceria dos organismos governamentais nas esferas federal, estadual, municipal , bem como de entidades não governamentais, movimento sociais e cooperativas ligadas as áreas das políticas agrícolas, ambientais e pesquisa.

Direcionada tanto aos assentados da reforma agrária e pequenos produtores quanto investidores dos diversos setores econômicos e sociais do estado e do país, a exposição envolve também comunidades escolares, indígenas dos municípios circunvizinhos.

Na programação mini-cursos, oficinas e palestras enfocaram temas ligados a agroecologia, economia solidária, bem como relados das vivências dos povos que constituem a população do Araguaia.

O evento tem uma previsão de público estimada em 20 mil pessoas.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24682 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada